quarta-feira, 16 de março de 2011

O Paradoxo do Tempo - O Tempo é inexistente


O que é o passado, o presente e o futuro? - O tempo!

Preciso que você tente acompanhar meu raciocínio, se não, jamais entenderá o que eu quero dizer, isso é óbvio.
Bom, por onde posso começar? Pelo futuro? Uhm, acho que não. Acho que vou falar dele por último, afinal de contas, ele é sempre o último, só não sei se devo falar dele. Ele nunca chega.
Então, será que começo pelo passado ou pelo presente? Uhm. Suspeito que devo começar pelo passado, pois tenho um leve pressentimento de que o presente não existe. Já já eu explico o motivo.
Então está decidido, vou falar do passado, mas... Acho que não dá pra falar do passado se antes eu não falar do futuro, pois pra entender o que é o passado, primeiro preciso que entendam o que é o futuro.
Então o que eu havia decidido vai ficar no passado, vou começar do futuro e agora, no futuro...

Ahm, o futuro é um cara estranho, como o caso super curioso de Benjamin Button, ele um dia vai passar por um período inexistente chamado presente, e que só achamos que ele existe quando damos um praso de existência pra ele, tipo, ele começou num determinado momento em que passou, e terminará num dado momento em que ainda chegará, só assim ele se tornará passado. Então o futuro tem um percurso não muito longo, é muito repentino, para chegar no passado, mas pensando assim, eu acredito que o futuro também não exista, pois ele jamais chega, pois no momento em que ele chega, ele vira passado, ou se quisermos denominar de presente, teremos então que estipular um período de existência para o tal presente. Então este é o futuro, um ser inexistente, porque ele jamais chega e sempre que chega ele vira outra coisa.

O presente não existe, ele é o futuro que virou passado no instante em que é feita essa transformação bizarra. Então, pra ele existir, é preciso que nós demos um nome numérico pra ele, num determinado período de tempo. Então, assim como o futuro, o presente é uma imaginação da nossa cabeça.

E o que é o passado? Seria ele o único que existe? Uhm, vejamos, se não tivéssimos memória, o passado existiria?? Tudo seria novo para nós no momento em que nós descobrimos, então, o passado também parte da nossa mente, MAIS QUE TREM BIZARRO?! CREDO!

Bom, para que exista o tempo, penso no seguinte. É preciso existir memória e perspectiva futura, assim, desejaremos chegar em algum lugar, o que dá a idéia de haver um espaço, porque o espaço determina o tempo em que se pode chegar no lugar desejado. Mas se não houvesse memória, o tempo também não existiria. Logo, o tempo só existe pois nós existimos.