quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Início


Oi! Estou criando este blog, mas por favor, sejam construtivos, caso você não tenha criatividade para postar algum comentário, por favor - não diga nada! - Meu objetivo é apenas de postar minhas poesias e falar sobre coisas que considero importantes como filosofia, psicologia, religião e temas políticos. Então, por favor, compreenda isto da melhor forma e não como uma coisas chata e monótona.


Este poema criei recentemente, após postá-lo, irei falar um pouco sobre o motivo de ter sido feito.


Racista Mudo

Olha para o negro, olha para o branco;
Olha para si e torna a olhar o espelho;

Olha para o negro, olha para o espelho;
Olha para algum lugar e tenta se limpar;

Uma voz muda que paira pelo ar;
Um gesto simples que passo a observar;

Nisso apenas vejo um desejo de ser;
Nada mais que ser o que é todo ser;

Mas diferente do negro que chora;
São negros por dentro e brancos por fora;


O Alvo


Este poema criei vendo algo que estava me deixando intrigado, e, como todo poema é uma uma externização, apenas tentei vomitar o que me deixava tão pensativo. O fato de vermos na TV todos os dias propagandas com gente que é classificada como bonita para dar "vida" a um comercial, a tentativa de mostrar o lado bonito de um determinado produto só me deixa pensativo, pois muita coisa que tenho ouvido como "racista não é quem recusa um negro e sim quem vê a cor", tudo isso só me deixa confuso, pois à primeira vista isto não se passa de uma resposta justa de alguém justo, mas ainda sim há gente de fora da roda ou entrando por ter algo a oferecer, sempre foi assim, negros com armas na mão são vistos como heróis por muitas pessoas - não diria a maioria - negros simples como todo cidadão simples não estão numa capa de revista ou num Outdor, e se estão estão fazendo propaganda pra algum produto para negros ou algo específico para os mesmos. Filmes com atores e atrizes negros não costumam dar tanto público como os outros e se dão é porque comove um público que se preocupa com o racismo, também costumam gostar de filmes dramáticos. Filmes de ação não se vê tanto, normalmente a audiência está voltada para quem demonstra ter e mostra que tem poder - isto é para vários casos em todos os casos (todas as raças). Atores como Addie Murphy costumam ser alvo de muita polêmica, tanto é que ele é um astro exemplar e tido como foco principal de modelo artístico. Me lembro não só desde caso, passo a pensar em coisas mais profundas, pois como podem ver o maior problema está no modelo. Por exemplo, se há (não conheço) um ator de raça albina, este não costuma ser um modelo. Tudo depende de uma beleza e estes não costumam ser padrão de beleza e precisam se maquiar. A naturalidade das pessoas incomoda a sociedade.

O "negro" do poema a que me refiro, não é exatamente dos negros que estou falando, estou generalizando a história, este termo "negro" apenas uso para me referir a pessoas que não possuem um padrão de beleza social e precisam de se submeterem a tratamentos caros que a sociedade de baixa renda não costumam ter acesso.


Se vejo solução?! A solução está na mídia! Pra muitos casos na sociedade o problema e a solução está nela!


Homa Page: http://meninoelias.tk/
http://menino.elias.googlepages.com/home