domingo, 5 de fevereiro de 2012

Apenas Animais




"Muito antes de sermos racionais, somos completamente animais". - Nino Lih (ou mais alguém por aí).

Hoje (dia 05/02/2012) não foi um dia fácil pra mim, quebrei parte do meu teclado de tanto ódio, raiva causada por minha filmadora que está dando defeito na entrada USB que liga ao PC, ódio por ter perdido tantas vezes no PES 2011 com o CHIEVA VERONA (timinho fraquinho da Itália), ódio por não ter achado a porra da farinha temperada pra colocar na porra do feijão preto pra bater na porra do liquidificador que travou na hora que eu comecei a bater o feijão com água e farinha, ódio por não ter conseguido gravar minhas músicas do jeito que eu queria com a filmadora nos videos que estou editando, ódio por não receber respostas de uma das pessoas que mais gosto pelo MSN quando fiquei atoa o dia todo pra falar com ela, ódio pois meu time (Cruzeiro) perdeu para um da série C ou D, sei lá. Enfim, estou com muito ódio hoje, fui tomar uma cerveja pra tentar acalmar, fiquei bêbado e é assim que estou agora, agora, só uma pergunta pra mim mesmo... - Será que eu não deveria ficar nervoso e ao mesmo tempo triste pois o governo federal não tem auxiliado o desvenvolvimento da educação no país e com isso, cada vez mais ignorantes aparecem para auxiliar na decadência social? Eu não deveria ficar nervoso e triste pois tem crianças morrendo de fome, deve ser tão ruim morrer de fome, deve doer tanto o estômago antes de passar dias sem se alimentar, morte lenta, dolorosa, eu não me lembro de nada disso na hora do meu ódio, apenas quebro os móveis de casa onde considero meus problemas os mais terríveis. - Será que é assim que deveria ser? Talvez seja mesmo, talvez não, mas o fato é que a primeira e mais importante das coisas e que costumo pular, ignorar totalmente é a concessão de valores.

Acho que ainda não entendemos bem o que é dar valor ao que merece ser dado o valor. Você sabe o que faz um deputado federal? Você sabe o que faz um policial? Quem arrisca mais sua própria vida? Quem deveria receber mais? Sério, na boa, estou puto, mas não é exatamente pelos motivos dos quais descreví a cima, estou puto, mas é simplesmente pelo fato de eu ainda não ter descoberto como é que se aprende a valorizar os detalhes, as coisas, a vida, os termos, tudo. Cada coisa tem seu valor, uma palavra rude tem seu valor. Uma palavra branda tem seu valor, uma palavra não dita tem seu valor, tudo tem seu valor, saber qual é maior ou menor é o maior desafio, ainda não descobrimos que o maior sentido da vida, onde um ser humano, que é racional, muito antes de ser racional, é completamente animal, é completamente instintivo, não agimos com coerência diante dos valores, pois não aprendemos a dar realmente valores, criar um computador seria realmente muito mais simples, pois lá você dá valores para sua funcionalidade, ou é, ou não é. Se você não sabe, toda a funcionalidade de um computador é na base de 0 e 1. Aberto ou fechado, ou seja, toda imagem que lhe aparece agora, é formada na base de 0 e 1, nada além disso, os calculos são todos feitos assim, sim ou não. O nosso problema real é que ainda não descobrimos a forma de fazer a ponte entre essas duas dimensões, o mundo lógico e o mundo animal que vivemos. Resumo de cérebro e coração é dado dentro disso, se você agir com o coração, vai matar para sobreviver, se você agir pela razão, talvez, muito talvez, irá ajudar a pessoa morta de fome a se alimentar, pra que ela possa te ajudar a receber mais do que você deu pra ela antes, caso você precise um dia, terá um auxílio dela no futuro, não é questão de amor, é questão de interesses. Invertendo a situação, se você for agir com a razão, talvez você mate para sobreviver, talvez deixe que o próximo viva pois não quer ver ele sofrer a dor da morte.

Eu só posso concluir uma coisa diante disso, preciso, com urgência (apesar de não saber como), eu preciso urgentimente de aprender os valores da racionalidade e da emoção. Preciso saber se devo ser exatamente racional ou ser exatamente animal, se devo ser os dois ao mesmo tempo e como ser os dois ao mesmo tempo, lembrando que um dos dois vem primeiro, não dá pra ser os dois ao mesmo tempo vindo em primeiro lugar, preciso saber quando ser racional e quando usar o emocional. Se não, continuarei quebrando teclados e nunca, nunca vou saber como evitar quebrá-los.

Se não descobrirmos a dar valores, nunca vamos saber certo o que fazer diante de uma urna num dia de eleição e principalmente fora desse dia. Repito, será que realmente vale menos um salário para se arriscar a vida do que as pessoas que monitoram à distância os robozinhos do governo?


REPITO! MEU MOTIVO PARA A CRIAÇÃO DESSE TEXTO NÃO É POLÍTICO! EU ESTOU PUTO, A PONTO DE QUEBRAR O MONITOR INTEIRO E NÃO SEI EXPLICAR O MOTIVO QUE VENHO POR MIGALHAS! MIGALHAS!